Verifique as especialidades e os exames que temos disponíveis.
Todas as doenças, mas as respiratórias em particular, obrigam a um acompanhamento médico muito personalizado e muito abrangente.
O doente, muitas vezes, não melhora apenas com o tratamento farmacológico. Frequentemente é mesmo necessária a conjugação de muitos outros cuidados, tais como o apoio emocional e psicológico, ensino higiéno-dietético, prescrição de oxigenoterapia, apoio à ventilação não invasiva, estímulo e controlo na reabilitação respiratória, etc.
Diagnostica-se e trata-se várias doenças, sendo as mais frequentes:
– DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica);
– Patologia Infecciosa (Pneumonia, bronquite, tuberculose, etc.);
– Patologia Oncológica (cancro do pulmão e outros que se manifestam no pulmão);
– Asma;
– Patologia do Sono (roncopatia e síndrome de apneia obstrutiva do sono);
– Desabituação Tabágica.
ASMA
Doença inflamatória crónica das vias aéreas que se manifesta por episódios recorrentes de pieira, dispneia, opressão torácica e tosse. A asma é uma doença que se controla na maior parte dos casos e que permite ao doente fazer uma vida normal. Contudo, o doente deverá saber tudo acerca da sua asma, principalmente dos factores desencadeantes e do tratamento farmacológico para as crises.
O doente asmático deverá estar sempre apoiado pelo seu médico.
APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO
É uma doença caracterizada por episódios repetitivos de obstrução completa ou incompleta das vias aéreas superiores durante o sono. Esta obstrução leva a paragens respiratórias noturnas (apneias) constantes e/ou diminuição da passagem de ar (hipopneias) que perturbam drasticamente o sono normal.
O paciente adulto queixa-se frequentemente de:
– Roncopatia (ressonar) intervalado com paragens de respiração;
– Sensação de acordar cansado e consequente sonolência diurna;
– Impotência sexual, hipertensão, diabetes, arritmias cardíacas, etc.
Nas crianças, as queixas mais frequentes são:
– hiperatividade e dificuldade de concentração;
– dificuldade de aprendizagem;
– noite agitada com muita transpiração e pode ressonar (ou não)
Após a consulta médica, e mediante as queixas do doente, é aconselhável a realização de exames para confirmação do diagnóstico.
Por favor, consulte a secção Exames de Diagnóstico.
2. Obstetrícia (Especialidade médico-cirúrgica dedicada à vigilância da gravidez e parto)
– Consulta de Obstetrícia
– Consulta de Diagnóstico Pré-Natal
– Ecografia Obstetrica 2D/3D/4D
– Ecocardiografia Fetal
A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer “arte de curar a alma”. Esta especialidade dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento das perturbações mentais, emocionais ou comportamentais.
Na psiquiatria, assim como em qualquer outra consulta médica, esta concentra-se em esclarecer dúvidas, orientar e educar sobre os problemas, diagnosticar e propor um plano de tratamento e realizar um acompanhamento durante todo esse processo.
O facto de conversar com seu médico, expor-lhe os seus problemas e sentir-se acolhido, torna-se já um importante efeito terapêutico. A intervenção em psiquiatria, para além de se alicerçar na relação médico doente, possui outras formas terapêuticas como a prescrição de medicamentos, psicoeducação, psicoterapia e mesmo o processo de recovery e desenvolvimento de empowerment.
A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais.
Muitas doenças psiquiátricas ainda não têm cura. Enquanto algumas têm um curso breve e poucos sintomas, outras são condições crónicas que apresentam importante impacto na qualidade de vida do paciente, necessitando de tratamento a longo prazo ou por toda a vida. A efetividade do tratamento também varia em cada paciente.
Tratamentos psiquiátricos
– Ansiedade
– Depressão
– Doença Bipolar
– Perturbação de Hiperatividade e Déficit de Atenção no Adulto
– Perturbações da Personalidade (Borderline)
– Perturbações do espectro Obsessivo-Compulsivo
Realizamos os seguintes exames:
– Espirometria
– Espirometria com broncodilatacao
– Volume residual
– Difusao do CO
– Prova de provocacao com metacolina
– Gasometria arterial
TESTES CUTÂNEOS DE ALERGIA
São exames rápidos e inócuos que demostram a presença, ou não, de alergia.
EXAMES DE ESTUDO DO SONO
Registo Poligráfico Noturno do Sono ou Polissonografia destina-se ao diagnóstico de perturbações do sono, sendo o mais comum a Apneia do Sono que se manifesta pela ocorrência de paragens respiratórias.
Realizamos vários tipos de exames para o estudo do sono:
– Polissonografia domiciliária;
– Polissonografia no internamento;
– Poligrafia cárdio-respiratória;
– Oximetria noturna
Estes exames são realizados por pessoal licenciado especializado (técnicos de diagnóstico). São estudos indolores que consistem na colocação de aparelhos dotados de sensores no paciente, no sentido de avaliar a qualidade do seu sono. O paciente pode dormir no seu domicílio, podendo, em condições muito específicas, necessitar de dormir na clínica.
Na alternativa domiciliária, o doente é recebido pelo técnico na clínica que lhe explica pormenorizadamente o procedimento do exame, incluindo o método de colocação dos sensores.
O paciente pode então dormir no conforto da sua cama no sentido de obter os resultados mais próximos da realidade possível.
ECOGRAFIA OBSTÉTRICA
A Ecografia Obstétrica é um exame que permite, ver o feto no interior do útero da mãe, através de ultrassons, inofensivos, tanto para o feto ,como para a mãe.
Ocorreu nos últimos anos um progresso imenso nesta área, dada a evolução na capacidade de diagnóstico, quer pela evolução tecnológica dos aparelhos, quer pela crescente formação dos médicos que realizam estes exames.
– Ecografia 2D
– Ecografia 3D
– Ecografia 4D
– Ecografia Doppler a Cores
– Ecografia Endovaginal
– Ecografia Morfológica
– Ecografia Translucencia da Nuca
– Ecocardiografia Fetal
ECOCARDIOGRAMA
O ecocardiograma permite obter informação morfológica e funcional sobre as câmaras cardíacas (aurículas e ventrículos), válvulas, paredes cardíacas, grossos vasos e pericárdio.
É possível assim, de modo rápido, indolor e inócuo, despistar doenças das válvulas, tamanho do coração, avaliação da função cardíaca, derrame pericárdico, anómalias congénitas, avaliação de forma indirecta de doença coronária, etc.
ElETROCARDIOGRAMA
O eletrocardiograma (ECG) é um exame na área de cardiologia no qual é feito o registo da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração. O exame é indicado como parte da análise de doenças cardíacas.